Filosofia literária

Às vezes tenho a sensação de que tudo já foi dito.
Qualquer combinação de frases e sílabas pode perfeitamente ter sido arranjada em tempos passados.
As palavras estão aí, à disposição de todos, afinal.

Quem garante que estas frases que escrevo já não tenham sido concebidas antes?
O que é um texto senão uma reunião aleatória de palavras – e sua eterna acompanhante, a pontuação?

Por isso me calo. Por isso deixo as teclas de lado.
Não quero chover no molhado. Dizer o que já foi dito.

Criar?? E se tudo na vida for uma sucessão de plágios?

Não sei, não sei.
Quero a consciência tranquila da autenticidade.

Michelle Araújo, 07/10/10.

2 comentários em “Filosofia literária

  1. Andar todos os dias pelo mesma estrada reta, asfaltada, cheia de placas, é repetição e repetição é morte: a vida, que é criação, trafega por estradas de terra, por vicinais desconhecidas, traz a surpresa de curvas em relação às quais a gente nunca sabe o que existe depois delas. Talvez a metáfora da vida, assim, seja um caminho sem sinalização. Sem placas, sem certezas, sem chão. Sem nada portanto e, justamente por isso, possibilitando o tudo. Assim, pra conseguir falar contigo, talvez eu tenha que me perder de mim mesmo. Mas, como posso me perder se neste exato instante te preencho com tantas palavras, tapo os buracos das tuas curvas com todas estas palavras, encho o leito do teu caminho com todas essas placas que, neste exato momento, você está lendo neste meu comment? Páro, então, por aqui: talvez as palavras do silêncio digam mais, que aquelas que escorrem pelo meu teclado.

  2. O que pode ser autêntico no mundo de hoje? Nada? Muita coisa? Alguma coisa? Não sei!!! Agora é possível fazer que nem alguns escritores e criar uma língua, e desse povo sair palavras originais, nunca antes ditas … Será?

Deixe um comentário

