Inquietudes em Pessoa

Admiro a obra de Fernando Pessoa sobretudo pela acidez dos pensamentos. Em Livro do Desassossego esta característica está ainda mais latente. Gosto de ler seus trechos salteados, imaginando que o narrador é como aquele tio velhinho e ranzinza, contundente nos comentários, mas de incontestável sabedoria. Em alguns momentos, faz a gente rir de tamanha amargura. Em outros, provoca reflexões: “será que ele tem razão?”, “ah, ele está sendo irônico!”.

No livro, o heterônimo do autor Bernardo Soares é uma figura que teme, que sonha, que critica e que, acima de tudo, expõe seus conflitos internos e a inquietude de ser uma pessoa de carne, osso e sentimentos.

“Não há que buscar em quaisquer deles idéias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem idéias que não aceito, sentimentos que nunca tive. Há simplesmente que os ler como estão, que é aliás como se deve ler”, disse Fernando Pessoa sobre seus heterônimos.

Quer saber a diferença ente pseudônimo e heterônimo? Confere aqui.

E pra conhecer um pouco do Livro do Desassossego, recomendo a visita a este blog, que traz trechos bem interessantes.

Anúncios

3 comentários em “Inquietudes em Pessoa

  1. Poxa que postagem interessante, gosto muito de Fernando Pessoa, apesar de ter lido muito pouco ele. Penso que é um dos maiores representantes de escritor da Língua Portuguesa, dividindo o posto com Saramago e Machado de Assis. Vou dá uma “lida” melhor nos links sugeridos por você na postagem!

    1. Tens toda razão. Mas, entre os três grandes escritores, Pessoa ainda é o que mais me encanta. E olha que sou fã do Saramago, especialmente em “Ensaio sob a Cegueira”. Mergulhe nas pessoas de Pessoa. Será um grande prazer.

  2. Como comentei no local indevido vem reproduzir o comentário no local adequado:
    Também gosto dos textos do Fernando Pessoa, em especial o poema: “Autopsicografia” – “O poeta é um fingidor…” E o texto sobre a existência de verdades. Inclusive utilizei esse texto, sobre a verdade, no último post que publiquei em meu blog. http://alameda1976.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s